domingo, 20 de janeiro de 2013

PRESSUPOSTOS da PNL(Programação NeuroLinguística) Aplicados em ambiente escolar 3)" O mapa não é o território! " Com música de Jocelyn Pook "Enchantment"

3) O mapa não é o território!

O mapa que fazemos na nossa mente descreve a realidade. Não é a realidade.


As palavras que utilizamos para descrever a realidade não são as coisas.


Todos nós agimos e respondemos aos estímulos segundo os nossos mapas internos do mundo. A ideia preconcebida de como percebemos a realidade. Estes mapas são o resultado de toda a nossa aprendizagem resultado das nossas experiências e emoções conectadas a essas vivências. Estão preenchidos por valores, crenças, opiniões e recordações. Alguns destes mapas são muito úteis, outros já foram mas já não são e outros já nasceram e continuam a ser limitadores. 

Podemos dizer que um dos primeiros passos é aprender a ser flexível, para poder aceder às destrezas de uma comunicação mais eficaz e assim conseguir atingir os resultados que procuramos. Claro que está inerente reconhecer o que existe no nosso mapa e aceitar que é apenas isso: um mapa. E assim como todas os mapas terrestres que conhecemos sofrem atualizações, também nós devemos atualizar os nossos. 

(continua…)

Mais Informações sobre PNL - Curso Básico de 16 horas

Sem comentários: