domingo, 3 de fevereiro de 2013

A energia da raiva/cólera e como utilizá-la em pró dos relacionamentos 1/3 ...com música de George Winston "Winter Into Spring"

A energia da raiva/cólera 1/3(de David Servan-Schreiber)
Um antigo conselheiro do ex-presidente americano George W. Bush lembra-se: «Um sábado de manhã, recebo uma chamada urgente do gabinete do presidente e dizem-me que ele está furioso com qualquer coisa. Eu dirijo-me lá apressadamente, em camisa e com o colarinho abotoado, e o presidente grita-me durante quinze minutos…sem me deixar passar a soleira da porta, porque eu não levava gravata.» 

Qual pode ser o efeito desta raiva?

Para este conselheiro, é certamente o de se sentir bem pequeno e de não se esquecer de colocar a gravata para a próxima vez. E Para o Bush? De assegurar-se de que no futuro, ele não lhe falte ao respeito. Mas sem dúvida outro aspeto importante – manter-se na sua posição mais alta, mais forte e mais poderosa. 

As emoções são energias que nos colocam em movimento. 

Cada uma delas dispara reações fisiológicas que nos preparam a um certo tipo de ação. O medo prepara-nos para enfrentar ou fugir, a depressão à conservação da energia. A alegria a acolher o outro, etc. E de todas as emoções a raiva é uma das mais energizantes. Ela convida-nos à defesa do nosso território e dos nossos seres queridos e de tudo o que é valioso para nós. É uma energia que nos pode dar força e que afirma o nosso valor. Mas se permitirmos que ela inflacione o ego, tem tendência a colocar em perigo as relações. Às vezes são precisos anos para reparar as consequências de uma zanga com um amigo. E com um desconhecido, podemos acabar em violência física até ir alguém ferido para o hospital.

(continua amanhã...2/3)

Sem comentários: