quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Os pais: papel ou função? 3/5

(3/5) Uma mãe ou um pai que se identifica com o seu papel também pode tentar sentir mais plenitude através dos seus filhos. A neces­sidade de o ego manipular os outros para preencher essa sensação contínua de vazio é então direcionada para os filhos. Se a maior parte dos pressupostos e das motivações inconscientes que subjazem à compulsão parental de manipular os filhos fosse consciencializada e verbalizada, provavelmente fariam parte dela algumas ou todas as seguintes expressões: «Quero que chegues onde eu nunca cheguei; quero que sejas alguém no mundo, para eu também poder ser alguém através de ti. Não me desiludas. Sacrifiquei-me tanto por ti. A minha reprovação do teu comportamento tem como in­tuito fazer-te sentir culpado e constrangido, para finalmente cede­res aos meus desejos. Claro que nem é preciso dizer-te que eu sei o que é melhor para ti. Eu amo-te e continuarei a amar-te se fizeres o que eu sei que é melhor para ti.» (CONTINUA...)

ECKART TOOLE in “um novo mundo” DESPERTAR PARA A ESSÊNCIA DA VIDA

Sem comentários: