sábado, 10 de janeiro de 2009

PNL "Practitioner" início 7 e 8 de Fevereiro em Fátima no IPPNL


P N L - P r a c t i t i o n e r Início 7/8 de Fevereiro de 2009

O Practitioner é o curso básico na aprendizagem da Programação Neurolinguística. Neste curso o participante interioriza e utiliza consigo e com os outros participantes os conceitos e técnicasfundamentais para a optimização do seu processo pessoal e profissional ou também para uma futura prática terapêutica ou coaching.

Certificação Internacional
O curso segue um padrão internacional e será ministrado em 7 módulos, com a carga horáriamínima de 130 horas.
Para obtenção da Certificação Internacional de Practitioner em Programação Neurolinguística deverá frequentar os 7 módulos.

A Programação Neurolinguística (PNL) estuda a estrutura da experiência subjectiva; como o cérebro e a mente funcionam, como estruturamos o pensamento, a emoção e a comunicação.
As poderosas técnicas e ferramentas da PNL são de aplicação prática, imediata e efectiva para a conquista de metas na realização pessoal e profissional.

IPPNL - Instituto Português de Programação Neurolinguística
C e r t i f i c a ç ã o I n t e r n a c i o n a l
NTINLP& The American Board of Neuro Linguistic Programming

O Practitioner destina-se a:

- Gestores, terapeutas, formadores, trabalhadores na área social, professores, psicólogos, médicos, enfermeiros e todos aqueles que individual ou profissionalmente estão empenhados em tornar as suas vidas mais atractivas e eficazes.
Os temas e as técnicas aprendidas podem ser directamente empregues em liderança, na saúde, no ensino, no desporto, na família, nas relações sociais, no desenvolvimento pessoal, etc.

Alguns objectivos do curso para Practitioner de PNL:

- Desenvolvimento pessoal com vista ao enriquecimento da qualidade da vida;

- Investigação do processo de comunicação connosco e com os outros, de modo a encontrar padrões mais eficazes;

- Integração de certos princípios básicos que resultam num aumento de flexibilidade e eficiência no trabalho e na vida privada;

- Acuidade na observação para estabelecer e manter uma boa relação com os outros através de meios verbais e não verbais;

- Padrões de linguagem que especificam conteúdos e de outros padrões que favorecem relacionamentos mais profundos;

- Criação e emprego de metáforas;

- Controle de emoções através da transformação do pensamento; entre outros, através da associação e dissociação; Emprego automático de estados emocionais no momento próprio, por exemplo, em situações de insegurança;

- Acesso e utilização de recursos pessoais até aqui não utilizados ou ainda pouco empregues;

- Maior flexibilidade no comportamento;

- Investigação e emprego de estratégias de sucesso;

- Utilização das técnicas básicas da PNL em si próprio e nos outros.

Os principais temas abordados neste curso são:

Introdução à PNL – o que é, a historia e as abordagens;

Princípios básicos e pressupostos – axiomas da PNL que oferecem maior flexibilidade na acção e maior funcionalidade;

Aprender a aprender – os segredos da aprendizagem, aprender com maior eficiência;

O modelo de comunicação da PNL – relação entre estímulos, pensamento, emoção e comportamento;

Os níveis neurológicos – níveis de comunicação consigo mesmo e com os outros;

Formular objectivos – condições básicas para atingir objectivos com maior eficiência;

Acuidade sensorial – aumento da capacidade de observação;

Sistemas de Representação – as formas sensoriais de como representamos o mundo;

Sub modalidades – pedras básicas de cada sensação, experiência, pensamento;

Pistas de acesso – reconhecimento do sistema utilizado na procura de informação através do padrão do movimento dos olhos;

Âncoras – estados emocionais positivos à disposição; fases, construção e emprego de âncoras;

Recursos – entre outros, a procura e emprego das nossas possibilidades latentes;

Rapport – criar relações de confiança e de boa relação com os outros, calibrar, espelhar, seguir e conduzir;

Padrões linguísticos – hierarquia de ideias e solução de conflitos;

Meta modelo da linguagem – padrões para encontrar de novo a relação entre a expressão falada e a experiência subjectiva;

Modelo da linguagem Milton – padrões linguísticos de transe para activar recursos a nível inconsciente;

Metáforas – criação e emprego como factor na transformação e crescimento;

Apresentar – princípios básicos da apresentação, efeitos conscientes e inconscientes da acção e exposição para um público;

Reenquadrar – reestruturação de conteúdo, contexto e significado; dar uma nova interpretação a acontecimentos passados;

Comunicação com partes – as funções do inconsciente, negociar entre sub personalidades (partes) e reintegração das partes;

Estratégias – procedimentos mentais para atingir resultados; investigação, criação e instalação de estratégias funcionais;

Valores e convicções – reconhecimento dos motores da motivação pessoal;

Linha do Tempo – neutralização de emoções negativas e implantação de objectivos no futuro;

Transformação essencial – a transformação que conduz a estados essenciais e que origina transformações a nível profundo.


Datas do Practitioner: (7 módulos de dois dias)

7 e 8 de Fevereiro

21 e 22 de Fevereiro

7 e 8 de Março

21 e 22 de Março

4 e 5 de Abril

18 e 19 de Abril

"Último módulo a combinar com os cursistas"

Equipa de Trainers:

António Vieira – Master Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística,
Consultor em Panorama Social, instrutor de Aikido e Tai-Chi Qi Gong.
E-mail: ippnl@sapo.pt

Miguel Ferreira – Master Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística, Licenciado em Psicopedagogia, Pós-Graduação em Psicologia Clínica e da Saúde,
Prática em Clínica Privada: Psicologia Clínica e Psicopedagogia Clínica,
Hipnoterapia (M. Milton), Consultor em Panorama Social.
Site: http://miguelferrei.googlepages.com/
E-mail: mig-ferreira@hotmail.com

Informações e Inscrições:

IPPNL - Instituto Português de Programação Neurolinguística

Tel/Fax: 249 534 110 Telemóvel: 91 788 70 86 / 91 401 94 01
E-mail: ippnl@sapo.pt geral@espacointegral.com
www.espacointegral.com

Sem comentários: