PNL para Estudantes
PNL para estudantes a partir de 15 anos (secundário e superior)
(TOTAL DE HORAS 16h)
. Como se realizam objetivos e bons resultados escolares.
· Como se comunica eficazmente com colegas, professores, pais ou educadores.
· Como empregar a linguagem de forma mais fácil e com melhores resultados.
· Como atingir um máximo de resultados num exame ou numa avaliação.
· Como criar boas relações com as disciplinas, e com os respetivos professores.
· Como solucionar conflitos de forma eficaz.
FEEDBACK DE JOVENS ESTUDANTES QUE FREQUENTARAM O CURSO:
Esta formação de PNL superou as minhas expetativas. Entrei no curso só por curiosidade, agora “saio” com um novo objetivo de vida, uma nova meta, mais segura daquilo que sou e do que consigo fazer e alcançar…
Jéssica Marques, estudante -15 anos
Começo por dizer que foi uma das experiências mais espetaculares que tive. Recomendo a todas as pessoas. O ambiente é fantástico. E o que ficamos a conhecer, o que aprendemos é provavelmente o que falta a toda a sociedade de hoje em dia. Não tem explicação. Penso que a partir de agora, todos os que participámos no curso, ficámos a ver as coisas de modo diferente…
Joana Cerejeira, estudante -15 anos
O curso de PNL é fantástico! Ensinou-me a ver a vida mais positivamente e motivou-me para concretizar os meus sonhos. Gostei particularmente dos exercícios práticos. Obrigado por tudo e pela ajuda. Recomendo a todos os jovens…
Andreia Nico, estudante -15 anos
Melhor ainda do que eu esperava. Mais feliz do que eu não pode haver! É uma emoção, uma aprendizagem constante, é compreender o que somos, qual o nosso propósito!
A minha opinião sobre o curso é completamente subjetiva, no entanto, recomendo a qualquer pessoa que queira Ser o melhor de si próprio e que queira ter um futuro mais atraente.
Sílvio Vieira, estudante - 15 anos
Gostei deste curso, foi uma nova experiência, onde tive novas e boas sensações. Consegui perceber como funciona a nossa mente e diverti-me imenso. Aprendi a valorizar-me mais e no final do curso tive a prova de que se quiser, consigo realizar tudo o que o que for importante para mim…
Mónica Ferreira, estudante -15 anos
Gostei imenso do curso. Aprendi coisas muito interessantes, como por exemplo, que o nosso pensamento influencia o nosso estado emocional e o nosso corpo. Aprendi a valorizar as pessoas que me rodeiam e a conhecê-las melhor. Tudo o que aprendi vai ajudar-me a atingir mais facilmente os meus objetivos…
Ana Sofia Pereira, estudante - 15 anos
Senti-me muito bem neste curso, descobri coisas que nunca tinha pensado na vida que eram assim e aprendi a ver-me a mim e os outros de outra maneira. Recomendo este curso também àquelas pessoas que estejam confusas ou que ainda não saibam quais são os seus objetivos. Acho que os dois dias que passei neste curso vão valer muito para a minha vida…
Rui Neves, estudante - 16 anos
Nota Introdutória
Um dos maiores desconfortos para os pais é descobrir que os seus filhos têm algumas dificuldades na escola. A maioria dos pais não sabe o que fazer nem onde encontrar ajuda. Pensam que falando com os professores na própria escola encontrariam uma solução. No entanto, e muitas vezes, os professores também não sabem ainda o que fazer. Parte do problema tem que ver com o facto de que alguns professores ainda não se sentem preparados para lidar com alunos que têm dificuldades. Este pode ser um problema complexo, e portanto com muitas causas.
Quase todos os intervenientes apontam o dedo a alguém, como sendo o responsável pelo problema. Alguns pais responsabilizam os professores ou o sistema escolar; e alguns professores, responsabilizam os pais, a falta de apoio familiar, ou a falta de dinheiro para adquirir materiais didáticos e livros. QUASE TODOS RESPONSABILIZAM O ALUNO. Ambos reclamam ao estudante de não se esforçar o suficiente, de ser preguiçoso, ou de não ligar à escola. Com frequência, rotulam o aluno como incapaz de aprender e colocam-no em turmas especiais. E assim, o aluno continua com problemas, e o nível de frustração ou de desinteresse de todos vai aumentando.
A maioria das soluções propostas focaliza-se no castigo, através de privações ligadas ao comportamento e ao ambiente do aluno. - Nós podemos ensiná-lo, cortar-lhe os programas de TV, obrigá-lo estudar mais tempo, ou fiscalizar os seus trabalhos de casa para garantir que os mesmos sejam realizados. Às vezes, mudamos de professores ou de colégio, e ainda levamos o aluno a fazer os seus trabalhos de casa num sítio diferente, ou em horários diferentes. Na maioria das vezes, essas tentativas não trazem qualquer solução a longo prazo. Produzem uma grande quantidade de policiamento por parte dos pais e muito desacordo entre ambos. Isso fere sentimentos e causa ainda mais frustração tanto para os pais como para o estudante.
Talvez seja a hora de buscar soluções em lugares diferentes. Talvez, a verdadeira resposta sobre como ajudar os alunos com dificuldades não esteja em mudar seu comportamento ou ambiente, mas sim a maneira como o estudante percebe e interpreta a escola e a aprendizagem.
Existem ainda alguns aspectos básicos, que mantêm o problema escolar:
- Atitude inadequada em relação à escola;
- Falta de conhecimento sobre como aprender;
- Falta de motivação;
- Pressuposição da intenção negativa do aluno;
- Reação inadequada dos pais e dos professores.
Neste curso de dois dias vamos aprender, essencialmente COMO SE FAZ,… FAZENDO!
E, se calhar o mais importante, Como lidar consigo próprio desenvolvendo uma boa Auto-Imagem (Auto-Confiança).
“Como?” é pois a palavra-chave em PNL.
PNL é um manual de instruções para a realização pessoal…
Afinal o que é a Programação NeuroLinguística?
A Programação Neurolinguística (PNL) estuda a estrutura do funcionamento do cérebro. Com isso possibilita uma melhor compreensão do pensamento, dos estilos de comunicação e dos padrões de comportamento humano. Podemos dizer que o ser humano não vive no território que o cerca, mas sim na representação (mapa) que ele tem desse território. Portanto, um problema nunca é o facto em si, mas sim o significado atribuído a esse facto, pela percepção de cada um. Quanto mais conhecimento a pessoa tiver acerca do seu próprio funcionamento, mais possibilidades terá de ser feliz como estudante, amigo, pai/mãe, filho, irmão, profissional cidadão, etc.
A PNL é uma ciência moderna que se caracteriza, entre outras coisas, por ser um meio de acesso e de desenvolvimento do potencial humano, em muitas áreas e contextos. Surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, criada por John Grinder (especialista em linguística) e Richard Bandler (analista de sistemas informáticos e matemático).
A PNL parte do princípio de que o cérebro tem uma linguagem própria e que este precisa de comandos adequados para funcionar bem e produzir bons resultados.
É uma ciência da comunicação. Estuda como as pessoas comunicam umas com as outras e consigo próprias.
Não podemos evitar comunicar, e de certo modo estamos sempre a influenciar e a criar respostas nas pessoas que estão à nossa volta. Fazemo-lo como pais, mães, filhos, estudantes, empregados, patrões etc. Isto também significa que o comportamento de cada um provoca reações particulares no outro e, especialmente entre casais, entre pais e filhos, ou entre professores e alunos.
A aprendizagem destes dois dias, e o uso das ferramentas propostas consciencializa a comunicação connosco próprios e com os outros. Melhora significativamente a comunicação e ajuda também, a superar limitações e a abrir possibilidades de novas escolhas e de novas respostas. Quando são disponibilizadas várias opções, o nosso sistema, naturalmente, escolhe sempre a melhor, e ao fazê-lo garante a ecologia do sistema individual e do grupo. Ganha o indivíduo, ganha a sociedade. Em vez do habitual padrão competitivo, em que um ganha e outro perde, cria-se um novo paradigma, eu ganho ajudando-te a ganhar. Um jogo real e bem diferente, em que só há vencedores…
Conteúdos Programáticos
> Visão Global da PNL: O que é? Origem, os Fundamentos e Aplicações;
> Compreender como funciona a mente humana, e como processamos informações;
> Formular e alcançar objectivos com sucesso;
> Os níveis neurológicos e de comunicação da mente;
> Desenvolvimento de uma visão sistémica entre corpo, mente e espírito;
> Sistemas de Representação e Sub-modalidades;
> Rapport (Empatia nas relações);
> Ancoragem – aceder a recursos e transformar estados emocionais rapidamente (ferramenta excelente para exames)
> Utilizar o pensamento positivo de maneira prática e funcional, p/desenvolver condutas eficazes;
> Linha do tempo (organização e método de estudo);
> Alinhamento dos níveis neurológicos.
António Vieira
Se pretender receber mais informações ou inscrever-se nos nossos cursos por favor clique aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário