domingo, 8 de abril de 2012

"FELIZ DIA DE PÁSCOA"!!! - Tao - Meditações Diárias (Deng Ming Dao) "DEFESA" AIKIDO com demo do Sensei Sugano e do Sensei Yamada...

33. DEFESA


Os demónios que entram no seu círculo
devem ser expulsos.


Não importa em que mundo penetremos - empresa, escola, templo, prisão ou ruas - há um submundo habitado por demónios. São as pessoas avarentas, agressivas, sádicas e cínicas. Elas não se aproveitam apenas dos outros sem remorsos, como também se deliciam com isso. Têm prazer com o sofrimento alheio.
Não é possível explicar por quê. O fato existe, sem nenhum significado metafísico nem outras ramificações. Não é karma, não é destino. Se essas pessoas decidirem atacar-nos, isso será imprevisível. Ou lutamos ou somos exterminados.
A compaixão e a humildade podem estar entre as virtudes humanas mais valiosas, mas são inúteis no conflito. Uma bela estátua de ouro do nosso Deus mais adorado é um tesouro, mas não a usaríamos como arma. A virtude deve ser valorizada no contexto adequado; numa batalha apenas uma arma servirá.
Quer se trate de um ataque físico - assalto, estupro, assassinato - quer se trate de um ataque mental - intrigas em negócios ou abuso emocional - devemos estar preparados. É melhor preparar-nos para o conflito aprendendo tanta autodefesa quanto possível. Não nos tornaremos em valentões nem em monstros, mas aprenderemos que podemos reagir em qualquer situação. Se nunca formos atacados, isso será maravilhoso. O treino, ainda assim irá ajudar-nos a resolver os nossos medos, inibições e angústias. Em caso de conflito, ninguém, nem mesmo um veterano terá alguma vez a certeza de sair vivo de um confronto. Mas decide continuar a dar a si mesmo uma chance de luta. Isso, em si, já é um triunfo sobre o mal.
(continua amanhã...34. ENVOLVIMENTO)

sexta-feira, 6 de abril de 2012

E AQUELES ASPETOS NOSSOS OU DOS OUTROS QUE AINDA NÃO GOSTAMOS, ACABAMOS COM ELES??? "REENQUADRAMENTO" Tao - Meditações Diárias (Deng Ming Dao) "ORIENTAÇÃO" com música de Jean Luc Ponty "In the kingdon of peace"

31. "ORIENTAÇÃO" 


Os planetas orbitam à volta do Sol.
As formas orbitam ao redor da mente.





A maioria de nós incorpora aspetos contraditórios na sua personalidade; são as nossas partes, a maneira como assumimos forma. Se não tivermos cuidado, podemos ficar confusos com tal complexidade. Devemos evitar negar qualquer parte de nós. É importante harmonizá-las e integrá-las. Todos os elementos são válidos - eles devem simplesmente ser colocados no contexto certo.
Os que seguem o Tao compreendem que uma personalidade diferente é problemática apenas se alguns aspetos dominam a ponto de excluir outros. Isso cria desequilíbrio. Quando há uma alternância constante entre todos os aspetos, então o equilíbrio torna-se possível.  Assim como os planetas, os sentimentos, os instintos e as emoções devem ser mantidos numa ordem constante de rotação. Nesse caso, todas as coisas terão o seu lugar ou protagonismo, e evitam-se os problemas de excesso (a tirania).
Assim como o Sol está no centro do nosso sistema solar, também o ponto de vista da sabedoria deve ser o centro da nossa personalidade. Se as nossas mentes forem fortes, então, as várias partes da nossa vida serão firmemente mantidas e integradas no seu curso e não haverá chances de desvio.
(continua amanhã...32. "UNIVERSALIDADE")