quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Estados e Capacidades (3) "Os nossos estados emocionais afetam as nossas capacidades!" com música dos Portishead "Glory box"

Estados e Capacidades (3) 

"Os nossos estados emocionais afetam as nossas capacidades!"

Imaginem um jovem professor ou até um aluno que ensaiou uma aula ou uma apresentação em público muitas vezes, sem ninguém a assistir, até fazê-lo com perfeição, e antes de estar diante duma plateia. Diante de uma plateia pode não correr tão bem. O facto de estar em público com maior ou menor ansiedade pode afetar e reduzir significativamente o seu desempenho. Algumas pessoas ficam de tal forma ansiosas e bloqueadas pelo medo, que se sentem incapazes de dizer ou fazer o que precisam frente a um grupo de pessoas. Não se trata de falta de preparação ou incompetência; apenas precisam de aprender a gerir o seu estado. 

“Podemos dizer que não há pessoas sem recursos, apenas estados desprovidos de recursos.” 

Quando se trata de aprendizagem, e provavelmente na vida fazemos isso o tempo todo. No entanto podemos acelerar o processo de aprendizagem prestando atenção a alguns aspetos que a facilitam: a curiosidade, a fascinação, o interesse e o entusiasmo. Quando as pessoas estão aborrecidas, desanimadas, ansiosas ou agressivas, não aprendem com facilidade. Os melhores professores e comunicadores mudam o estado dos seus alunos para estados que propiciam a aprendizagem. Podem fazê-lo acedendo e mantendo eles próprios bons estados. E claro, os estados são contagiosos. E assim torna-se tudo muito mais fácil e divertido tanto para o professor como para os alunos. 

(continua…(4) Como fazer amigos e influenciar pessoas?)

Sem comentários: