quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

SENSATEZ: Evite ser destruído pelo conhecimento e pelo poder. Use o bom senso para sobreviver. com música de David Bowie - Cat People (Putting Out Fire)


SENSATEZ

Evite ser destruído pelo conhecimento e pelo poder.
Use o bom senso para sobreviver.

Conta-se que havia quatro homens instruídos e talentosos. Um dia, eles disseram a si mesmos: "De que vale toda a nossa sabedoria se não procurarmos emprego junto a um grande rei?" Dito isso, dirigiram-se à capital.
Entre esses quatro homens, três eram particularmente brilhantes. O quarto era visivelmente inferior intelectualmente, no entanto, era o mais sensato.
No caminho encontraram o esqueleto de um leão. "Vamos fazer este leão regressar à vida", propôs o primeiro. "Sim, isso traz-nos muita fama", concordaram o segundo e o terceiro. O quarto homem disse: "Se vocês ressuscitarem este leão, ele vai atacar-nos e devorar-nos."
"Não interrompas!", exclamou o primeiro, que acabava de usar o seu conhecimento superior para colocar carne nos ossos. A seguir, o segundo introduziu sangue, e o terceiro estava quase a inspirar o alento de vida no leão.
"Devíamos pensar na segurança", disse o quarto.
"Silêncio!", disse o terceiro, desde as profundezas do seu trabalho.
"Bem, então, eu vou subir e sentar-me nesta árvore", disse o quarto. 
"Só por precaução."
O leão voltou à vida e matou os três sábios. O único que sobreviveu foi o homem que tinha bom senso.


Sem comentários: