domingo, 29 de março de 2009

...Agora nesta altura da Páscoa os jovens estudantes também podem fazer férias cá dentro, e por dentro...







“PODER SEM LIMITES”
(Férias da Páscoa)
Programação NeuroLinguística para jovens estudantes dos 14 aos 18 anos
(excepções sujeitas a avaliação pela equipa técnica).

no IPPNL em FÁTIMA

8 e 9 de Abril(4ª e 5ªfeira, 9h30 a 19h30)

Queres ter melhores resultados na tua vida? – Há outra maneira!

Descobre neste fim-de-semana como, e transforma radicalmente a tua vida.

Neste curso prático de dois dias, experimentarás esta nova e actual ciência que te ajudará a compreender melhor o funcionamento da tua mente, e tirar mais proveito dela. Vais aprender a usar melhor a comunicação que usas contigo, e com os outros. Ao usar técnicas simples da PNL transformarás seguramente o teu pensamento de modo a poderes agir de maneira diferente, para teres mais e melhores resultados na tua vida e de maneira mais fácil.

Um dos maiores desconfortos para os pais é descobrir que os seus filhos têm dificuldades na escola. A maioria dos pais não sabe o que fazer nem onde encontrar ajuda. Pensam que falando com os professores na própria escola encontrariam uma solução. No entanto, e muitas vezes, os professores também não sabem ainda o que fazer. Parte do problema tem que ver com o facto de que os professores ainda não se sentem preparados para lidar com alunos que têm dificuldades. Este pode ser um problema complexo, e portanto com muitas causas.
Quase todos os intervenientes apontam o dedo a alguém, como sendo o responsável pelo problema. Alguns pais responsabilizam os professores ou o sistema escolar; e alguns professores, responsabilizam os pais, a falta de apoio familiar, ou a falta de dinheiro para adquirir materiais didácticos e livros. TODOS responsabilizam o aluno. Ambos reclamam ao estudante de não se esforçar o suficiente, de ser preguiçoso, ou de não ligar à escola. Com frequência, rotulam o aluno como incapaz de aprender e colocam-no em turmas especiais. E assim, o aluno continua com problemas, e o nível de frustração ou de desinteresse de todos vai aumentando.
A maioria das soluções propostas focaliza-se no castigo, através de privações ligadas ao comportamento e ao ambiente do aluno. - Nós podemos ensiná-lo, cortar-lhe os programas de TV, obrigá-lo estudar mais tempo, ou fiscalizar os seus trabalhos de casa para garantir que os mesmos sejam realizados. Às vezes, mudamos de professores ou de colégio, e ainda levamos o aluno a fazer os seus trabalhos de casa num sítio diferente, ou em horários diferentes. Na maioria das vezes, essas tentativas não trazem qualquer solução a longo prazo. Produzem uma grande quantidade de policiamento por parte dos pais e muito desacordo entre o aluno e seus pais. Isso fere sentimentos e causa ainda mais frustração tanto para os pais como para o estudante.
Talvez seja a hora de buscar soluções em lugares diferentes. Talvez, a verdadeira resposta sobre como ajudar os alunos com dificuldade não esteja em mudar seu comportamento ou ambiente, mas sim na maneira como o estudante percebe e interpreta a escola e a aprendizagem.

Existem ainda alguns aspectos básicos, que mantêm o problema escolar:

Atitude inadequada em relação à escola;
Falta de conhecimento sobre como aprender;
Falta de motivação;
Pressuposição da intenção negativa do aluno;
Reacção inadequada dos pais e dos professores;

A PNL parte do princípio de que o cérebro tem uma linguagem própria e que este precisa de comandos adequados para funcionar bem e produzir bons resultados.
É uma ciência da comunicação. Estuda como as pessoas se comunicam umas com as outras e consigo próprias.
Não podemos evitar comunicar, e de certo modo estamos sempre a influenciar e a criar respostas nas pessoas que estão à nossa volta. Fazemo-lo como pais, mães, filhos, estudantes, empregados, patrões etc. Isto também significa que o comportamento de cada um provoca reacções particulares no outro e, especialmente entre casais, entre pais e filhos, ou entre professores e alunos.

A aprendizagem destes dois dias, e o uso das ferramentas propostas conscientiza a comunicação connosco próprios e com os outros. Melhora significativamente a comunicação e ajuda também, a superar limitações e a abrir possibilidades de novas escolhas e de novas respostas. Quando são disponibilizadas várias opções, o nosso sistema, naturalmente, escolhe sempre a melhor, e ao fazê-lo garante a ecologia do sistema individual e do grupo. Ganha o indivíduo, ganha a sociedade. Em vez do habitual padrão competitivo, em que um ganha e outro perde, cria-se um novo paradigma, eu ganho ajudando-te a ganhar. Um jogo real e bem diferente, em que só há vencedores…

Neste curso de dois dias vamos aprender, essencialmente COMO SE FAZ, FAZENDO!

· Como se realizam objectivos? Bons resultados escolares.
· Como se comunica eficazmente? Com colegas, professores, pais ou educadores.
· Como empregar a linguagem de forma mais fácil e com melhores resultados?
· Como atingir um máximo de resultados num exame ou numa avaliação?
· Como criar boas relações com as disciplinas, e com os respectivos professores.
· Como solucionar conflitos de forma eficaz?

E, se calhar o mais importante, Como lidar comigo, desenvolvendo uma boa Auto-Imagem (Auto-Confiança).

“Como?” é pois a palavra-chave em Programação NeuroLinguística.
PNL é, se calhar, um manual de instruções para a realização pessoal…

Mais informações / Pré Inscrições:

IPPNL - Instituto Português de Programação Neurolinguística
Rua Moinhos da Fazarga, 2495-445 FÁTIMA
Tel/Fax: 249 534 110 Telemóvel: 91 788 70 86 / 91 401 94 01
E-mail: ippnl@sapo.pt Blog: http://www.ippnl2.blogspot.com/

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