A PNL surgiu em 1973 por Richard Bandler e John Grinder pretendendo ser um conjunto de modelos e princípios que descreviam a relação mente (neuro) e a linguagem (linguística) e como a sua interacção pode ser organizada (programação) para afectar mente, corpo e comportamento do indivíduo…” (in Wikipedia).
É um processo de modelação/ alteração de comportamentos e passa pela aplicação de um conjunto de técnicas e ferramentas que permitem ao indivíduo melhorar-se e melhorar o outro em determinados aspectos da vida.
Desenvolve-se com base na comunicação, sendo esta vista como verbal e não verbal.
Parte-se do princípio que é possível reprogramar a mente para nos levar à excelência em termos comportamentais e comunicacionais.
Alguns pressupostos da PNL:
- O cérebro dos seres humanos é similar, existem apenas diferenças na forma como o trabalhamos;
- Pensamento e comportamento podem ser aprendidos;
- A forma como percepcionamos o mundo tem a ver com o nosso sistema representacional (cinestésico, auditivo, visual, gustativo ou olfactivo).
- As pessoas têm todos os recursos necessários para fazer as mudanças desejadas;
- Mapa não é o território (a forma como duas pessoas percepcionam a mesma situação pode ter diferentes significados, dependendo do seu sistema de representação e consoante os seus valores e crenças);
- Todo o comportamento tem uma intenção positiva;
- Não há erros, só resultados;
- Não há fracassos, apenas experiências de aprendizagem.
A PNL pode ser aplicada a vários níveis, dos quais destaco o nosso próprio desenvolvimento pessoal; na comunicação com o outro; em técnicas de vendas; em ambiente escolar, tanto a nível do ensino como de aprendizagem; entre outros meios.
Vejam Derren Brown- Mensagens Subliminares; O Presente desejado,
PNL ao mais alto nível.
Sem comentários:
Enviar um comentário