quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O que é a PNL? (1) Não é uma terapia!


O que é a PNL? (1)



Não é uma terapia! 

Podemos afirmar que a PNL não é terapia. Tem a ver com educação. Ensina as pessoas a dirigir seus próprios cérebros e consequentemente as suas vidas. E isso é o que Richard Bandler, um dos criadores da PNL, continua a dizer: 
“A PNL é um método educativo para ensinar as pessoas a gerir os seus próprios cérebros de modo que elas não precisem que outros o façam por elas!” 
R. Bandler

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma metodologia simples que inclui uma série de ferramentas através das quais poderá aprender a realizar os seus objectivos de forma mais fácil. A PNL estuda a estrutura da experiência subjectiva, como o cérebro e a mente funcionam, como criamos o pensamento, a emoção e a comunicação connosco e com os outros. Desenvolveu-se a partir dos anos 70. Os seus fundadores são Richard Bandler (então estudante de Matemática e Informática e mais tarde de psicologia) e John Grinder (professor de linguística). É uma ciência prática de carácter informal que continua mais do que nunca a evoluir e a motivar o crescimento humano. 
Estuda-se essencialmente a estrutura e os processos dos nossos padrões mentais. São constantemente modeladas e desenvolvidas novas técnicas para transformar os padrões mentais não funcionais. Essas técnicas são colocadas ao nosso alcance de maneira simples e de tal modo que todos nós possamos aceder a estratégias mentais que se ajustem à realização dos nossos objetivos. 

A PNL estuda o comportamento de pessoas de sucesso em qualquer contexto. É uma investigação à procura de estratégias de sucesso em todas as áreas - em PNL chamamos a isso “Modelagem”.
(continua...)

Sem comentários: