sábado, 19 de janeiro de 2013

PRESSUPOSTOS da PNL(Programação NeuroLinguística) Aplicados em ambiente escolar (2) A resistência num aluno ou num colega é sinal de falta de rapport (empatia).


2) A resistência num aluno ou num colega é sinal de falta de rapport (empatia).

Quando comunicas algo importante e encontras resistência, talvez seja um bom momento para te questionares: «Que tipo de relação tenho com este aluno ou colega?» Quase sempre por detrás dessa resistência esconde-se a falta de empatia e de confiança imprescindíveis num relacionamento a dois. Na Pnl consideramos o rapport (empatia) como a base mais importante para a aprendizagem e mudança. Por isso a sua aprendizagem é essencial no ambiente escolar.
A maioria das vezes, os professores e educadores abordam o seu desempenho concentrando-se nas tarefas, nos conteúdos e nas competências dos alunos; no entanto, estes, sobretudo os mais jovens pensam e agem num nível mais básico e emocional: o nível da identidade. Têm mais interesse em saber quem é o professor e do que é que ele gosta do que é verdadeiramente importante para ele. E por outro lado procuram proteção e educação.
O próximo passo será o de encontrar uma maneira mais fácil e divertida de ensinar. Para isso, claro, é preciso transformar a forma conhecida de pensar, de sentir e de se comportar como professor.
(continua…)
  
Mais Informações sobre PNL - Curso Básico de 16 horas

Sem comentários: