quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PRESSUPOSTOS da PNL Aplicados em ambiente escolar (7) Errar não existe, só existe feedback. com música de Antoniette Costa and Kevin "K.O."Void of A Legend"


(7) Errar não existe, só existe feedback. 



Não existe o fracasso, apenas os resultados da ação. Quando as coisas não saem do modo que desejamos e planeamos, geralmente pensamos que fracassámos. No entanto, segundo o ponto de vista da PNL o que sucedeu não é bom nem mau, são apenas os resultados das ações. O feedback não é apenas receber observações verbais dos outros. É muito mais abrangente do que isso. Primeiro é importante ter uma imagem interna bem definida sobre o objetivo para que possamos saber exatamente para onde vamos e também para avaliar se os passos que estamos a dar nos aproximam ou não da nossa meta. Isso exige um estado de acuidade sensorial e focalização no presente. Ao adaptarmos os nossos sentidos aos detalhes algumas vezes muito subtis do que sucede à nossa volta saberemos se estamos ou não a aproximar-nos dos resultados que desejamos. Observar atentamente o que está a suceder na sala de aula, prestando atenção aos sinais subtis e usando a nossa flexibilidade, podemos fazer novas ações e reajustar o que precise de ser reorientado ou corrigido até conseguirmos o que queremos. 


Sem comentários: