terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Jiddu Krishnamurti: “A educação passa pelo conhecimento de si próprio.”(5) com música de John Abercrombie & Ralph Towner "Caminata"

Jiddu Krishnamurti: “A educação passa pelo conhecimento de si próprio.”(5)

E o que é que o adulto pode fazer para alterar o seu próprio condicionamento, uma vez que já foi condicionado (programado), e o “mal” já está feito?

Também Krishnamurti, afirmava que é preciso ousar colocar questões como essa. Tomar consciência de um condicionamento, de um medo ou de um sofrimento, é já uma maneira de o ultrapassar, de o dissolver. É possível libertar-se do passado? Uma pergunta como esta, pela sua abrangência e radicalidade, pode despertar-nos e tirar-nos da mediocridade. 

Durante toda a sua vida e até morrer, Krishnamurti repetiu sempre que ele não pertencia a nenhum país, que ele não tinha nacionalidade. Ele recusou ser indiano, recusou afiliar-se a alguma tradição budista ou hinduísta, ele recusou sempre estar ligado a algum movimento. E para demonstrar este desprendimento  ele viajou durante mais de sessenta anos, e praticamente sem interrupções, não ficando quase nunca mais de três meses em cada país. E se observarmos verdadeiramente o seu pensamento, descobrimos seguramente que ele era um exemplo vivo do que podemos chamar um «cidadão do mundo». 



Este tema foi inspirado no livro de Louis Nduwumwami: “Krishnamurti e a educação” 


Association Culturellle Krishnamurti: http://www.krishnamurti-france.org/ 

Uma abordagem ainda mais pragmática:

E o que é que o adulto pode fazer para alterar o seu próprio condicionamento, uma vez que já foi condicionado (programado), e o “mal” já está feito? 

“TODOS OS PROGRAMAS MENTAIS SÃO TRANSFORMÁVEIS!”.

Este é um pressuposto e pilar da Programação Neurolinguística (PNL) criado a partir da observação da experiência com pessoas que tinham condicionamentos negativos e que os superaram. Este pressuposto ou convicção ilimitada é uma resposta a essa pergunta:  A partir deste pressuposto foi criada toda a metodologia prática desta ciência de transformação e desenvolvimento humano. Portanto é possível a mudança se assim o desejar e se for mesmo importante para si.
Saiba mais sobre PNL:
Pnl curso iniciação 16 horas

Pnl Para Pais e Encarregados de educação

Mais Informações sobre PNL - Curso Básico de 16 horas

Sem comentários: