segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

PRESSUPOSTOS da PNL(Programação NeuroLinguística) Aplicados em ambiente escolar (4) "Quem estabelece a estrutura controla a comunicação e as ações que se produzem.." com música de The Cinematic Orchestra "Child Song"

4) Quem estabelece a estrutura controla a comunicação e as ações que se produzem.


Quando as crianças ou os alunos não sabem claramente o que têm que fazer, O que é que pode suceder? Se calhar, já todos tivemos a experiência de propor uma atividade e logo nos apercebemos que não funcionou. Normalmente, o que acontece é que provavelmente omitimos uma parte importante da explicação ou então a instrução do «como» se fazia, foi confusa. Com a comunicação é a mesma coisa. A linguagem que utilizamos influencia significativamente aquilo que queremos expressar, sejamos ou não conscientes disso. Por isso se torna muito importante observar o significado oculto da linguagem que empregamos para que a comunicação seja mais eficaz. Naturalmente, quem estabelece primeiro as regras do "jogo" controla o enquadramento do que vai acontecendo. 



(continua…)

Sem comentários: