Jiddu Krishnamurti: “A educação passa pelo conhecimento de si próprio.”(4)
Como é que no contexto escolar podemos ajudar os alunos a tomar consciência dos seus condicionamentos?
Todos os instantes da vida quotidiana são uma ocasião de se conhecer com plena lucidez: Observar-se a si próprio, nos seus pensamentos, atitudes e comportamentos, nos seus relacionamentos com os outros, nas imagens que damos aos outros e das imagens que fazemos deles. Aqui reside o princípio de uma verdadeira educação para Krishnamurti. É por isto que os seus ensinamentos têm que ver sobretudo com uma certa arte de viver, dando um lugar primordial à noção de relacionamento: consigo próprio, com os outros, com o ambiente à sua volta e com a natureza. Reeducar os educadores e professores é uma prioridade absoluta para Krishnamurti. Para ele, o desafio principal não é para a criança ou o aluno, mas para os pais e os professores. Investe-se longos anos para aprender a ser médico, mas qualquer um se crê autorizado e apto a improvisar-se como pai ou mãe sem se ter preparado para esta tarefa sagrada. E então não é de admirar que essa tarefa seja tão desgastante.
Claro que ainda não será fácil para os adultos lutar contra o seu próprio condicionamento, quando já estão formados (formatados), e que “o mal já está feito”, se pudermos chamar mal a isso, claro.
(continua...)
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