sábado, 11 de maio de 2013

O aprendiz e o feiticeiro (7) Convicções, para quê vos quero? As emoções, as discussões, as raivas, e até as convicções, por muito pouco que nos permitamos defendê-las, são tremendamente devoradoras de energia.

O aprendiz e o feiticeiro (7)

Convicções, para quê vos quero? 
As emoções, as discussões, as raivas, e até as convicções, por muito pouco que nos permitamos defendê-las, são tremendamente devoradoras de energia. 

…Parecia-me que ele diminuía as coisas que eu considerava importantes. Eu chamei-lhe à atenção. E ele estalou os dedos debaixo do meu nariz. 
- Mas é exatamente isso, um jogo de crianças, um jogo e nada mais do que isso, um jogo que te permite fugir dos conflitos inúteis. E porque é que deves fugir dos conflitos inúteis? Não porque és um homem de paz, mas porque tu queres ter paz. Se tu fosses um homem de paz, procurarias convencer os outros a viver em paz, o que levaria diretamente a novas guerras. Não, tu queres ter paz porque precisas de energia e força. E necessitas dessas forças porque é preciso muita para viajar através dos mistérios da vida. As emoções, as discussões, as raivas, e até as convicções, por muito pouco que nos permitamos defendê-las, são tremendamente devoradoras de energia. Elas sugam-nos o sangue, e esgotam-nos, um completo desperdício. É indispensável que as vejas pelo que elas são: vampiros. 
Pareceu-me, portanto, que ele fazia pouco caso das paixões humanas. E eu refilei. 
Mas, a confrontação é às vezes necessária. Há sempre algumas coisas que não podemos deixar de dizer, senão as pessoas tomam-nos por um idiota. 
Ele ficou bruscamente absorvido pela contemplação do céu, e com um ar distraído que eu não pude saber se ele me respondia ou se descobria qualquer outra coisa no ar, e disse: 
- Claro, com certeza… 
(continua…)

COACHING com PNL em "Grupo" (1 vez por semana) em Leiria e Fátima
Ensino - Aprendizagem e Coaching com PNL (individual/Casal ou em Grupo)
António Vieira
contatos: 244 04 2010 / 91 788 70 86
ippnl.pt@gmail.com

Sem comentários: